Durante o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães, a tradicional Praça Dom Wunibaldo se tornou também espaço de acolhimento e informação sobre violência de gênero. A Van Rosa do Programa SER Família Mulher, estacionada em frente à Igreja Matriz Santuário de Sant’Anna, atendeu o público com escuta qualificada, orientações e apoio sobre os cinco tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.
A ação faz parte do calendário do programa idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, com foco na ampliação do acesso à informação e à prevenção da violência contra a mulher, especialmente em eventos que concentram grande público e consumo de álcool — fatores que podem potencializar situações de agressão.
“Essa é uma ação linda e necessária, que reforça o compromisso do nosso programa com a escuta, o acolhimento e a proteção. Levar orientação para perto das pessoas, inclusive em momentos de lazer, é uma forma de dizer que a prevenção à violência contra a mulher deve estar em todos os espaços”, afirmou Virginia Mendes. Ela destacou ainda que essas ações ajudam a salvar vidas e fortalecer a rede de apoio às vítimas.
A presença da Van Rosa chamou a atenção de visitantes como Elaine de Brito Coelho, que visitava o festival com o marido e os filhos. Moradora de Cuiabá, ela ressaltou a importância da iniciativa: “A van rosa vem trazer segurança, autonomia. Às vezes, a mulher tem vergonha, se sente intimidada diante de tanta agressão. Ter a van aqui é ter um socorro, alguém para ouvir, orientar, acolher”.
Segundo o secretário da Setasc, Klebson Gomes, a presença da unidade móvel durante o festival simboliza a efetivação das políticas públicas promovidas pelo Governo de Mato Grosso no enfrentamento à violência de gênero. “Estamos aqui para garantir que, mesmo em momentos de lazer e celebração, a cidadania e a proteção às mulheres estejam presentes”, afirmou.
A equipe do programa orienta os visitantes sobre os canais de denúncia disponíveis, como o 180 e o 190, além de distribuir materiais informativos. A Van Rosa permanece na praça até este domingo (3), reafirmando que acolhimento e prevenção devem estar presentes onde estiver a população. A ação reforça que políticas públicas também se fazem com presença, escuta e informação.