Os proprietários de veículos com placas terminadas em 5, 6 e 7 têm até esta terça-feira (22.4) para garantir o desconto de 3% no pagamento à vista do IPVA 2025 em Mato Grosso. Após essa data, ainda será possível parcelar o imposto em até oito vezes ou pagar integralmente, mas sem desconto, até o dia 30 de abril.
O calendário do IPVA 2025 segue o final da placa dos veículos e foi distribuído entre os meses de março, abril e maio. Para os veículos com placas terminadas em 8, 9 e 0, o desconto de 5% será concedido até o dia 12 de maio, e o de 3% até o dia 20 de maio. O prazo final para pagamento sem desconto ou da primeira parcela será 30 de maio.
O parcelamento está disponível apenas para parcelas com valor mínimo correspondente a 25% da Unidade Padrão Fiscal do Estado (UPF-MT) do mês em questão. Todas as parcelas devem ser quitadas até dezembro de 2025, sem possibilidade de prorrogação.
As guias para pagamento podem ser emitidas pelo site da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (www.5.sefaz.mt.gov.br), bastando informar o número do Renavam ou o chassi do veículo.
Quem perdeu o prazo ainda pode parcelar
Proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3 e 4, que perderam o prazo de pagamento com desconto em março, já estão sujeitos à cobrança de juros e multa. No entanto, ainda podem parcelar o IPVA em até seis vezes.
Nota MT também oferece desconto extra
Participantes do programa Nota MT podem obter um abatimento adicional de até R$ 700 no valor do IPVA, conforme os pontos acumulados. O desconto é cumulativo com os previstos no calendário oficial.
Para utilizar os pontos, é necessário fazer o resgate no site ou aplicativo do Nota MT antes de emitir a guia de pagamento. O resgate deve ser realizado com pelo menos dois dias de antecedência à data de vencimento do imposto.