Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo; Reuters/Adriano Machado
Wednesday, 20 de August de 2025 - 09:41:50
Quaest aponta maioria crítica a Bolsonaro e percepção dividida sobre Lula
REAÇÃO AO TARIFAÇO DE TRUMP

A nova pesquisa Quaest, encomendada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira (19), mostra que 55% dos brasileiros consideram que Jair e Eduardo Bolsonaro agem mal diante do tarifaço de Donald Trump, enquanto 46% avaliam negativamente a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A percepção desfavorável é maior em relação à família Bolsonaro, que apresenta desvantagem de 31 pontos entre avaliação negativa e positiva, contra um empate técnico no caso de Lula (46% a 44%).

O levantamento, realizado entre 13 e 17 de agosto com 2.004 entrevistados em 120 municípios, também indica que 51% desaprovam o governo Lula, frente a 46% que aprovam. A diferença de apenas 1 ponto percentual representa a menor distância desde janeiro deste ano, quando havia empate técnico. Segundo o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a melhora na aprovação é resultado da combinação da percepção de queda nos preços dos alimentos e da postura firme de Lula contra o tarifaço imposto pelos Estados Unidos.

Sobre os efeitos econômicos da medida, 64% acreditam que as tarifas de Trump aumentarão os preços dos alimentos no Brasil, enquanto 18% esperam queda, 13% acham que nada muda e 5% não souberam responder. Ainda, 77% dizem que suas vidas serão prejudicadas pela medida, e 71% consideram que o presidente americano errou ao impor as taxas sob a justificativa de perseguição a Bolsonaro.

A pesquisa também revela que 67% defendem que o Brasil busque negociação com os EUA como resposta às tarifas, número que subiu em relação a julho (61%). Já os que defendem taxar produtos americanos caíram de 31% para 26%. Entre os entrevistados, 48% acreditam que Lula e o PT estão do lado mais correto na disputa, contra 28% que apontam Bolsonaro e aliados; 15% não veem nenhum dos lados como correto, e 9% não souberam responder.

Entre outros políticos citados, todos apresentam saldo negativo de avaliação: Romeu Zema (–16), Ronaldo Caiado (–15), Fernando Haddad (–12), Ratinho Júnior e Tarcísio de Freitas (ambos –11). Lula foi o único que registrou empate técnico entre avaliações positivas e negativas.

A pesquisa também apurou o grau de conhecimento da população sobre o tema: 84% afirmaram já ter ouvido falar da carta enviada por Donald Trump a Lula anunciando o tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras, contra 66% em julho. Apenas 16% disseram desconhecer a notícia.

Texto/Fonte: G1