Foto: REPRODUÇÃO/ INTERNET
Terça, 06 de dezembro de 2022 - 09:31:52
Quais são os 10 maiores produtores de carne bovina do mundo?
CURIOSIDADE DA PECUÁRIA
Com base em dados da FAO, perfil mostra o top 10 da produção dessa proteína nos últimos 40 anos

De quinto lugar à vice-liderança. Essa é a situação do Brasil no ranking de maiores produtores de carne bovina em toda a Terra ao decorrer das últimas quatro décadas. É o que mostra gráfico animado compartilhado neste sábado (3) pelo perfil Geografia em 3 Minutos no Instagram.

A partir de dados da Food and Agriculture Organization (FAO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o perfil divulgou gráfico interativo originalmente produzido pela equipe do projeto Investidores Brasil. Na arte, é possível ver como a produção brasileira de carne bovina saltou de pouco mais de 1,3 milhão de toneladas em 1961 para quase 10 milhões no ano passado.

No ranking, o Brasil aparece na segunda colocação desde 1992, um ano após a então detentora do posto, a União Soviética, entrar em colapso e se dissolver. Além de manter a posição, o país tem se aproximado do ainda líder Estados Unidos, que em 2021 superou a marca das 12 milhões de toneladas na produção de carne bovina.

Índia grande produtora de carne bovina?

Conforme mostra o gráfico, a China aparece na terceira colocação, sendo seguida pela Índia — que, segundo divulgado, ultrapassou a Argentina no ano passado. Os indianos aparecem com destaque na lista apesar de as vacas serem consideradas sagradas no país.

Na Índia, as mais de 4 milhões de toneladas são oriundas de cortes de búfalos — mas que entram nas classificações de carne bovina da FAO e de outras autoridades internacionais, como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA).

“A Índia abate legalmente um grande número de búfalos”

“Há multas pesadas para o abate de vacas em muitos estados indianos e a violência relacionada ao contrabando de vacas tem aumentado recentemente”, informa o Geografia em 3 Minutos. “A Índia abate legalmente um grande número de búfalos, que são exportados para países como Vietnã, Egito, Malásia e Arábia Saudita.”

Texto/Fonte: Canal Rural