Foto: DIVULGAÇÃO
Domingo, 12 de novembro de 2023 - 21:04:00
Questão repetida e polêmicas com agro marcam Enem 2023; veja balanço
EDUCAÇÃO
O segundo e último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu neste domingo (12/11) com a participação de 2,6 milhões de alunos

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) finalizou a última etapa do ano neste domingo (12/11). Foram mais de 3,9 milhões de inscritos nesta edição, 38,1 mil deles tendo solicitado atendimento especializado. A edição ficou marcada por polêmicas, como um tópico sobre o setor agropecuário brasileiro, o vazamento de imagens de cadernos durante as provas e repetição de questão.

O número de ausentes no segundo dia do Enem, contudo, aumentou em relação ao ano passado. Em 2023, 1,2 milhão de estudantes faltou as provas, 139 mil a mais do que em 2022.

No total, estudantes de 1.750 municípios, em 9,3 mil locais de prova, realizaram o exame. Neste segundo dia de exame, foram 2.217 candidatos eliminados, e 859 pessoas reportaram problemas logísticos.

Na edição deste ano, houve, inclusive, monitoramento da Polícia Federal (PF) durante a aplicação das provas na intenção de coibir irregularidades e garantir a lisura do teste, após a divulgação de imagens de cadernos durante as provas. O problema teria ocorrido por meio de grupos de WhatsApp, por volta das 17h.

“Não houve confirmação de nenhum vazamento da prova antes do início da prova. Três horas e meia depois, houve a circulação (desse material). Isso significa dizer que a Polícia Federal vai colocar todo o rigor para identificação criminal desse fato”, afirmou Camilo.

As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O Enem tem como objetivo a avalição do desempenho estudantil, e possibilita o ingresso em diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo país, além de ser usado como critério de seleção no Programa Universidade para Todos (ProUni).

O exame foi criado em 1998, e as provas são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A prova testou os conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e exatas, neste domingo (12/11). Foram, no total, 90 questões.

No último domingo (5/11), o exame englobou a área de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Texto/Fonte: Letícia CottaThalita Vasconcelos.