O rebanho bovino de Mato Grosso encolheu em 2,57 milhões de animais, totalizando 31,53 milhões de cabeças, segundo relatório do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). A redução de 8% foi identificada durante a campanha estadual de atualização de estoque, realizada entre maio e junho deste ano, comparando com os números de novembro e dezembro de 2023, quando o total era de 34,1 milhões.
A queda é atribuída ao maior abate de fêmeas, resultando na redução do nascimento de bezerros, conforme explicou o coordenador de Defesa Sanitária Animal do Indea, João Marcelo Néspoli. Entre janeiro e junho de 2024, cerca de 3,6 milhões de bovinos foram enviados ao abate, sendo 1,9 milhão de fêmeas.
Apesar da queda, Mato Grosso mantém a liderança nacional no número de bovinos. Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade e Juara são os municípios com maiores rebanhos. Além disso, o estado conta com mais de 110 mil propriedades rurais com bovinos.
A campanha também atualizou os dados de aves e suínos no estado. Mato Grosso possui mais de 36,2 milhões de aves comerciais, com destaque para Nova Mutum, Sorriso e Primavera do Leste. Já o plantel suíno tecnificado totaliza 1,74 milhão de cabeças, sendo Tapurah, Nova Mutum e Sorriso as cidades com maior concentração dessa atividade.