Foto: João Vaz
Thursday, 24 de April de 2025 - 10:30:27
Reforma Tributária pode prejudicar arrecadação de Mato Grosso, alerta secretário de Fazenda
IMPACTOS DA REFORMA TRIBUTÁRIA

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, afirmou nesta quarta-feira (23.4), durante palestra na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), que a Reforma Tributária, como está proposta, pode gerar desigualdade na distribuição dos recursos entre os Estados. Gallo alertou sobre o impacto negativo que a nova legislação terá nas finanças do Estado, com uma previsão de perda de até 10% na arrecadação estadual.

"Mato Grosso irá perder 10% da arrecadação. Estimam que nosso prejuízo, no último ano da transição, será em torno de R$ 7 bilhões", destacou Gallo, enfatizando o desafio que o Estado enfrentará com o novo modelo de repartição de receitas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O secretário também criticou o modelo de arrecadação, que, segundo ele, criará um desequilíbrio entre Estados produtores e consumidores, prejudicando a capacidade de investimento de Mato Grosso, que ainda enfrenta desafios em termos de infraestrutura e financiamento. Gallo defendeu a mobilização dos Estados afetados para exigir ajustes no novo sistema tributário.

A palestra foi parte do evento "Integra Tributária 2025 – Impactos da Reforma Tributária em Mato Grosso", promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT) e pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Mato Grosso (Sescon-MT), com a presença de contadores, empresários e especialistas da área tributária.

Texto/Fonte: Secom MT