Foto: Secom-MT
Monday, 04 de August de 2025 - 16:31:38
Registro de acidente sem vítima agora deve ser feito apenas pelo site do Detran-MT
NOVO PROCEDIMENTO DIGITAL

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) informa que, a partir desta sexta-feira (1º), o registro de sinistros de trânsito sem vítima passa a ser realizado exclusivamente pela internet, por meio do portal oficial da autarquia. A medida busca modernizar o atendimento e oferecer maior praticidade aos condutores.

O serviço é gratuito e pode ser acessado por computador ou celular. No portal www.detran.mt.gov.br, o cidadão deve clicar na aba “Serviços” e selecionar “registro de sinistro sem vítima”. O acesso é permitido via MT Login, conta do Governo Federal ou qualquer e-mail válido.

Durante o preenchimento do formulário, o usuário deve anexar fotos e vídeos do acidente. As informações serão avaliadas pela equipe do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), e, após validação, será emitida uma certidão do sinistro, que pode ser utilizada para acionar o seguro do veículo.

São considerados sinistros sem vítima os acidentes com danos exclusivamente materiais, como batidas em cruzamentos, colisões traseiras, raspões durante manobras, estouro de pneu com perda de controle, entre outros.

O gerente do Renaest, Walber Desto, explicou que a medida também visa melhorar a coleta de dados para ações preventivas: “O primeiro passo para reduzir acidentes com vítimas é compreender e controlar os acidentes sem vítimas”.

Segundo o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, a iniciativa representa mais uma etapa na digitalização dos serviços públicos: “Facilitamos o processo para que o cidadão não precise sair de casa, oferecendo mais agilidade e comodidade”.

O Detran ressalta que, em sinistros com vítimas, os envolvidos devem acionar o Ciosp pelo número 190.

Texto/Fonte: Secom MT