Foto: REPRODUÇÃO/ Defesa Civil do RS/Divulgação
Quarta, 17 de janeiro de 2024 - 07:07:56
Rio Grande do Sul está em alerta para novos temporais após noite de caos
TEMPO
Chuvas intensas podem atingir quase toda a extensão do estado, segundo a Defesa Civil

Após um temporal com rajadas de vento acima dos 100 km/h atingir o Rio Grande do Sul na noite de ontem (16), a Defesa Civil do estado emitiu um alerta para chuvas intensas, em quase toda a extensão do estado, válido para está quarta-feira (17).

O órgão prevê ventania, descargas elétricas e possível queda de granizo até as 10h de hoje.

Alagamentos, cheias em córregos e inundações em regiões ribeirinhas também podem ocorrer até as 14h na capital e no nordeste do estado, em cidades como Novo Hamburgo e Caxias do Sul.

A Defesa Civil orienta a população que vive em áreas com histórico de alagamentos a procurar autoridades municipais para receber orientações a respeito do plano de contingência local.

Os gaúchos também foram orientados a checar as condições dos telhados de suas residências e de árvores no entorno antes da chegada de um novo temporal.

“Durante as chuvas, fique em segurança, retire eletrônicos da tomada e feche bem portas e janelas”, adverte o órgão.

Temporal de terça

Todas as equipes da Defesa Civil de Porto Alegre foram acionadas depois de uma forte chuva atingir a capital gaúcha na noite de terça-feira.

Árvores foram derrubadas pela força do vento, hospitais ficaram inundados, ruas foram interditadas, o abastecimento de água foi afetado e os bombeiros tiveram que atuar para ajudar a resgatar pessoas ilhadas.

Segundo a MetSul Meteorologia, até a meia noite desta quarta-feira, alguns bairros tiveram chuvas de 75 milímetros. A média histórica para todo o mês de janeiro é de 120 milímetros.

Já a Climatempo aponta ventos de 107 km/h na base aérea de Canoas, e de 89 km/h no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre por volta das dez da noite da terça.

Texto/Fonte: Com Informações, CNN BRASIL