Metade das 20 bilhões de ligações mensais no Brasil são disparadas por robôs, as chamadas “robocalls”, que duram poucos segundos e buscam confirmar se o número está ativo. Mesmo inscritos no “Não Me Perturbe”, consumidores relatam receber dezenas de chamadas por dia. A prática já provocou prejuízos, como perda de transplantes de órgãos e oportunidades de trabalho.
Investigação revelou que empresas de telemarketing usam bases de dados ilegais e alteram o DDD de origem para enganar quem recebe a chamada, prática considerada fraude eletrônica. Sistemas automatizados geram números falsos, dificultando o bloqueio. Além do telemarketing, quadrilhas usam robocalls para aplicar golpes.
A Anatel afirma ter bloqueado 222 bilhões de chamadas desde 2022 e implementa a "origem verificada", que exibirá o nome e o motivo da ligação no visor do celular. Especialistas alertam para os riscos de privacidade e defendem a responsabilização das empresas que operam essas tecnologias.