Mato Grosso está em destaque no 9º Salão Nacional do Turismo, realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo. O público tem a oportunidade de conhecer e experimentar doces, farinhas, temperos, bebidas típicas, além do artesanato, das artes e da cultura do Estado, tanto no estande oficial quanto em outros espaços da feira, que conta com expositores mato-grossenses. A expectativa é receber cerca de 90 mil visitantes durante o evento.
No estande coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o artesão Alcides Ribeiro atrai atenção ao esculpir ao vivo uma viola de cocho, instrumento tradicional de cinco cordas. Representantes de cidades como Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop divulgam seus atrativos turísticos.
O café indígena Massepô, produzido desde 2021 pela etnia Balatiponé-Umutina, de Barra do Bugres, também está em exposição, mostrando a integração da cafeicultura ao turismo local. A programação inclui degustações comandadas pelo chef Marcelo Cotrim, com drinks de cachaça e caramelo de pequi, paçoca de pilão, banana chips e o premiado queijo Diamante da Cartucheira. O grupo Flor Ribeirinha apresenta diariamente o siriri, representando a cultura pantaneira.
Nesta sexta-feira (22), haverá o lançamento da FIT Pantanal 2026 e do livro “Como desenvolver o turismo no seu município”, de Nelson Eduardo Pereira da Costa.
Para a secretária-adjunta de Turismo, Maria Letícia Arruda, o evento é uma oportunidade estratégica de projeção nacional, fortalecendo negócios e destinos turísticos do Estado. Além disso, o Feirão do Turismo, com descontos de até 30% em pacotes e passeios, e a participação de artesãos e produtores mato-grossenses, amplia a visibilidade da cultura e gastronomia locais.