Foto: Polícia Civil-MT
Thursday, 11 de September de 2025 - 16:54:23
Sala de Plantão de Atendimento à Mulher visa acolher vítimas de violência doméstica e vulneráveis
POLÍCIA CIVIL INAUGURA NOVA SALA DE ATENDIMENTO À MULHER EM ALTO ARAGUAIA

A Polícia Civil inaugurou, nesta quarta-feira (11.9), a mais nova Sala de Plantão de Atendimento à Mulher e Vulneráveis na Delegacia de Alto Araguaia. O espaço, que também atenderá vítimas de Ponte Branca e Araguainha, integra o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher e Vulneráveis, oferecendo acolhimento seguro para quem sofre violência doméstica.

A delegada Mariell Antonini, coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, explicou que o núcleo é estruturado em um tripé: um espaço acolhedor, policiais capacitados e uma brinquedoteca integrada. “Tudo isso propicia um local de acolhimento, para que as vítimas se sintam confortáveis para relatar a violência e recebam atendimento humanizado”, afirmou.

Além da inauguração da sala, todos os policiais civis da Delegacia de Alto Araguaia receberam capacitação para atender casos de violência contra a mulher. Onze participaram de um treinamento presencial em Cuiabá, enquanto os outros 13 fizeram a capacitação por meio de ensino a distância (EAD). O delegado Marcos Paulo Batista de Oliveira destacou que a medida garante um atendimento mais empático e eficaz, fortalecendo também as investigações desses crimes.

A sala foi construída em parceria com a Delegacia Regional de Rondonópolis, a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, o Ministério Público e o Conselho de Segurança Público e da Sociedade Organizada (Conseg) de Alto Araguaia. “O Ministério Público destinou recursos de cerca de R$ 15 mil para a reforma, o Conseg adquiriu os equipamentos e a Polícia Civil contribuiu com itens como computador e frigobar. Essa união de forças possibilitou a inauguração da sala”, detalhou o delegado Marcos Paulo.

Segundo ele, as três cidades atendidas pela Delegacia registram em média 200 ocorrências de violência contra a mulher por ano, reforçando a importância do núcleo. O delegado Regional de Rondonópolis, Santiago Rosendo Sanches, acrescentou que iniciativas como essa representam avanços no atendimento às vítimas de violência doméstica e familiar, beneficiando diretamente a população da região.

Texto/Fonte: Secom MT