Um ciclone no Sul do Brasil causa rajadas de vento que chegam a 110 km/h no litoral gaúcho, além de chuvas intensas em várias regiões, segundo previsão do Climatempo e MetSul Meteorologia.
Em São Paulo, ventos variam entre 80 km/h e 100 km/h, com quedas de árvores — uma delas atingiu um carro na zona leste da capital. A Defesa Civil emitiu alerta para ventanias de até 70 km/h no Centro-Leste do estado, incluindo Campinas, Vale do Paraíba e litoral norte, com risco de destelhamentos e queda de galhos. A população é orientada a evitar abrigar-se ou estacionar veículos sob árvores.
No litoral paulista, a Marinha alertou para ressaca com ondas de até 3 metros. Já no litoral de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, ventos de até 75 km/h estão previstos desde sábado (26).
Em Porto Alegre, as rajadas atingem 110 km/h, enquanto Florianópolis registra ventos fortes e céu limpo que deve piorar ao longo do dia. A temperatura em Porto Alegre está em 15 °C.
No Mato Grosso do Sul, após período de seca, a chuva retorna com risco de temporais, granizo e acumulados significativos, principalmente em Campo Grande, onde a última chuva expressiva ocorreu em junho.
A instabilidade deve avançar pelo país ao longo da semana, com chuvas do norte do Acre até o litoral sul da Bahia, incluindo Recife, que está em estado de atenção por causa da maré alta. João Pessoa, Rio Branco e Boa Vista também registram chuvas intensas.
Por outro lado, Brasília, Vitória e grandes áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia permanecem com tempo firme e temperaturas elevadas.
Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar deve provocar queda acentuada de temperatura em São Paulo a partir de terça-feira (29), com máximas caindo para cerca de 18 °C nos dias seguintes. A capital paulista hoje deve variar entre 12 °C e 31 °C, conforme o Inmet, que mantém alerta amarelo para o estado devido ao perigo potencial.
A Defesa Civil reforça orientações para a população se proteger das condições adversas, evitando riscos com ventos fortes e chuvas intensas.