Foto: Reprodução
Terça, 21 de junho de 2022 - 13:16:05
Saúde apura acusação de violência obstétrica em hospital em Sorriso
HOSPITAL REGIONAL

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso instaurou sindicância para apurar uma denúncia de violência obstétrica no Hospital Regional de Sorriso. A determinação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (21).

O caso veio a tona no último domingo (19) após a veiculação dos relatos de uma paciente em um site de notícias da Capital. A conduta dos profissionais da área de saúde envolvidos no atendimento dela teriam sido “incompatíveis com o exercício da medicina”.

Foram denunciadas violências verbais e físicas como menosprezo, mal trato, incisão no períneo maior do que o indicado para facilitar a passagem do bebê em parto normal, e a demora no atendimento.

Segundo o relato, a criança nasceu com a pele roxa em decorrência da demora e as veias dos olhos da paciente se romperam por causa da força que fez durante o parto.

Segundo o documento, a investigação consideranda a Lei Complementar Estadual nº 04/1990, que determina que “a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo disciplinar”.

Os fatos serão apurados e os profissionais que agiram em desacordo com o exercício da medicina responsabilizados por suas ações.

“A Comissão de Sindicância exercerá suas atividades com independência e imparcialidade, assegurado o sigilo necessário a elucidação dos fatos ou exigido pelo interesse da administração”, diz outro trecho do documento.

Texto/Fonte: Midia News