A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) dá início nesta terça-feira ao II Simpósio de Manejo e Contenção de Animais Silvestres em Eventos Climáticos Extremos. O curso, realizado em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e a ONG Ampara, reunirá cerca de 40 participantes.
Com foco em acelerar e aprimorar as respostas a desastres ambientais, a capacitação ocorrerá presencialmente, incluindo aulas práticas previstas para a sexta-feira (25). O programa abrange desde a identificação de espécies e técnicas de contenção até a teoria geral dos incêndios florestais, gestão de riscos em desastres, análise de necessidades, planejamento e relatos de resgates anteriores.
Além disso, haverá um módulo exclusivo para médicos veterinários nos dias 23 e 24, às 17h30, que abordará a manutenção e o uso de projetores de dardos anestésicos, além dos princípios básicos e protocolos para contenção química.
O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema, Éder Toledo, destacou a importância do curso: “Com esse curso, finalizamos a parte de preparação e iniciaremos o monitoramento diário nos locais mais críticos. É um trabalho que iniciou há alguns anos e vem sendo aprimorado cada vez mais com a integração das instituições e sociedade civil.”
O evento contará com a participação de servidores da Sema-MT, CRMV-MT, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Corpo de Bombeiros, Ibama e profissionais autônomos.