Durante a abertura do 4º Curso de Planejamento de Operações de Repressão Qualificada, realizada nesta segunda-feira (19) em Cuiabá, o secretário nacional substituto de Segurança Pública, Rodney da Silva, afirmou que Mato Grosso é exemplo nacional e vive uma revolução na segurança pública. O evento conta com a presença do governador Mauro Mendes e tem como foco a capacitação de policiais civis de todo o Brasil no combate a facções criminosas.
“Há 10 anos estive aqui, e hoje não reconheci. O Estado é outro. Está havendo uma revolução, principalmente na segurança pública. Estou impressionado e levarei esse exemplo ao secretário Sarrubbo e ao ministro Lewandowski”, declarou Rodney. Ele também destacou a política de Tolerância Zero adotada pelo estado como modelo para outras regiões.
O curso é promovido pela Polícia Civil de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). A capacitação reúne policiais civis envolvidos diretamente em investigações contra o crime organizado.
O governador Mauro Mendes enfatizou que os resultados são fruto de investimentos recordes em segurança, aliados à dedicação dos profissionais da área. Segundo ele, o estado nomeou mais de 2.700 agentes, adquiriu viaturas, aeronaves e armamentos modernos, implantou rádio digital em 100% do território, criou a Patrulha Rural e ampliou o sistema prisional com quase 5 mil novas vagas.
“Apesar das leis ainda frouxas no Brasil, temos feito a nossa parte. Capacitar nossas forças é essencial para descapitalizar facções e neutralizar suas fontes de receita”, afirmou Mendes.
Também participaram do evento os secretários de Estado Cesar Roveri (Segurança Pública) e Vitor Hugo (Justiça), a delegada-geral Daniela Maidel, além de membros da diretoria da Polícia Civil e os alunos da capacitação.