A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) está ampliando as ações do programa Movimenta Saeb desde setembro de 2024, com o objetivo de elevar o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova será aplicada em 2025 para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede pública.
O Movimenta Saeb integra ações pedagógicas em todas as 13 diretorias regionais de educação, como distribuição de materiais didáticos alinhados à matriz do Saeb 2025, oferta de recursos digitais, e o projeto gamificado Mira na Meta, que estimula o aprendizado por meio de desafios lúdicos. Também estão sendo promovidas formações específicas para gestores e professores, produção de conteúdos no podcast SaebCast, e simulados preparatórios em parceria com o Pré-Enem Digital.
Segundo a Seduc, além de elevar os níveis de proficiência, a estratégia busca reduzir defasagens de aprendizagem e engajar toda a comunidade escolar em práticas pedagógicas integradas e direcionadas.
O secretário de Educação, Alan Porto, destacou os avanços já conquistados: “Saímos da 22ª posição no Ideb em 2019 para o 8º lugar em 2023 no Ensino Médio. Nossa meta é colocar a rede pública entre as cinco melhores do país até 2026”.
O desempenho dos alunos no Saeb influencia diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um dos principais indicadores da qualidade do ensino no Brasil. Segundo Porto, o objetivo de atingir esse patamar foi antecipado de 2032 para 2026, e os resultados da avaliação deste ano serão cruciais para alcançar essa meta.