A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) recebe, entre os dias 14 e 24 de outubro, uma equipe do Banco Mundial (BIRD) para a missão de supervisão do Projeto de Aprendizado Digital, Inclusivo e Sustentável (Padis). A visita tem como objetivo avaliar o andamento das ações do projeto e definir os próximos passos de implementação, reforçando a posição de Mato Grosso como referência em educação pública inovadora e sustentável.
Durante a missão, representantes da Seduc e técnicos do Banco Mundial vão realizar visitas a escolas, participar de treinamentos e analisar indicadores e resultados já alcançados. Além disso, discutirão novas estratégias para ampliar o impacto social e educacional dos investimentos, assegurando que estes resultem em melhorias concretas para estudantes e toda a comunidade escolar.
Para a Seduc, a missão representa mais do que um acompanhamento técnico, simbolizando a consolidação de uma parceria estratégica que transforma a educação pública mato-grossense em um modelo de gestão baseado em evidências e boas práticas internacionais.
“Esta parceria nos permite ir além do concreto e dos computadores. Estamos absorvendo as melhores práticas internacionais para consolidar a Seduc como um modelo de gestão responsável, inclusiva e sustentável", afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Nos dias 14 e 15 de outubro, a programação inclui um treinamento em Salvaguardas Socioambientais voltado a gestores e técnicos do Padis, garantindo que todas as ações do projeto sigam princípios de responsabilidade social, inclusão e sustentabilidade ambiental. Entre os dias 22 e 24, estão previstas reuniões técnicas e visitas a escolas estaduais que já implementaram ações de modernização da infraestrutura, inclusão digital e sustentabilidade.
O Padis faz parte do programa EducAção 10 Anos, iniciativa estruturante do Governo de Mato Grosso para elevar a qualidade da educação pública. Com financiamento de US$ 100 milhões do Banco Mundial, o projeto visa fortalecer práticas pedagógicas, modernizar a gestão escolar, ampliar a infraestrutura digital e construir escolas sustentáveis em todas as regiões do estado.
Segundo Alan Porto, a atuação da Seduc consolida Mato Grosso como referência em gestão responsável e orientada por evidências. Com as políticas educacionais integradas ao projeto, o estado busca incorporar continuamente práticas de gestão baseadas em eficiência, transparência e resultados duradouros para a sociedade.
Os efeitos do investimento já são visíveis: em seis anos, a rede estadual de ensino subiu da 22ª para a 8ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio. “Esse resultado é fruto de uma política educacional pautada na formação continuada de professores, no uso inteligente de dados educacionais, na integração digital e na valorização dos profissionais da educação”, concluiu o secretário.