Foto: CBMMT
Monday, 18 de August de 2025 - 11:31:43
Seis incêndios são extintos e sete seguem sendo combatidos neste domingo
CORPO DE BOMBEIROS DE MT COMBATE INCÊNDIOS FLORESTAIS E MONITORA FOCOS DE CALOR

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) informou que, nas últimas 24 horas, seis incêndios florestais foram extintos e nove focos ativos foram controlados, enquanto sete incêndios continuam sendo combatidos em diferentes regiões do estado. Entre os municípios afetados estão São Félix do Araguaia, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Primavera do Leste, Nova Maringá, Nova Brasilândia, Paranatinga, Santa Terezinha, Pontes e Lacerda e Nossa Senhora do Livramento.

As operações envolvem equipes em campo, máquinas pesadas, caminhões-pipa e duas aeronaves para auxiliar na contenção das chamas, com foco na preservação de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente. O CBMMT também monitora 53 focos de calor ativos em todo o estado, sendo 23 incêndios florestais — 14 deles em terras indígenas — e 30 queimadas irregulares, fiscalizadas na Operação Infravermelho.

O combate em áreas indígenas depende de órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar diretamente nesses locais. As ocorrências nessas regiões incluem focos em terras indígenas Marechal Rondon (Paranatinga), Parabubure (Campinápolis), Pimentel Barbosa (Canarana), Maraiwatsede (Alto Boa Vista), Nambikwara (Comodoro), Tapirapé/Karajá (Santa Terezinha) e Capoto/Jarina (Peixoto de Azevedo).

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros já atuou em 110 ocorrências de incêndios florestais e queimadas irregulares em 104 municípios. Dados do Programa BDQueimadas do Inpe indicam que, nas últimas 24 horas, foram registrados 96 focos de calor, sendo 55 na Amazônia, 10 no Cerrado e um no Pantanal.

O CBMMT reforça que o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais continua proibido: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal; de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado; e o ano inteiro em áreas urbanas. A população deve denunciar incêndios imediatamente pelos números 193 ou 190.

Texto/Fonte: Secom MT