Foto: Divulgação/PMAM
Thursday, 30 de October de 2025 - 14:26:40
Seis pessoas são presas com 72 kg de ouro, incluindo dois PMs e um policial civil
MAIOR APREENSÃO DE OURO DO AMAZONAS ENVOLVE POLICIAIS

Seis pessoas, entre elas dois policiais militares e um policial civil, foram presas na noite de quarta-feira (29) no Amazonas, suspeitas de envolvimento no transporte ilegal de 77 barras de ouro, totalizando 72,6 quilos, avaliadas em aproximadamente R$ 45 milhões. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) afirma que essa é a maior apreensão de ouro registrada no estado.

A ação foi realizada por equipes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Militar, após uma denúncia anônima informando que uma família estaria sendo feita refém em uma casa próxima ao 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Parque Dez de Novembro, em Manaus.

No imóvel, os policiais flagraram quatro pessoas rendidas no chão e perceberam comportamento suspeito. Conforme o comandante da Rocam, os três agentes suspeitos estavam extorquindo as vítimas e planejavam roubar o ouro, que vinha da Venezuela. Além dos policiais, três homens que participavam da negociação foram presos em flagrante, e a proprietária da residência foi levada como testemunha.

Entre os bens apreendidos estão:

  • 77 barras de ouro (72,6 kg);

  • Dois veículos adaptados para transporte do ouro, incluindo um blindado;

  • Cinco armas de fogo, incluindo carabina e pistolas de calibres variados;

  • Munições, coletes balísticos e oito celulares;

  • R$ 2.150 em espécie e 5 dólares;

  • Algemas e coldres.

O material foi encaminhado à Polícia Federal em Manaus, que também vai investigar a participação de outros possíveis servidores públicos. A Corregedoria da SSP-AM acompanha o caso, e os policiais envolvidos passarão por processo disciplinar, segundo o comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva, que reforçou que a corporação não compactua com condutas ilícitas.

Texto/Fonte: G1