Com o embarque próximo, alunos da rede estadual de Mato Grosso selecionados para a 3ª edição do programa MT no Mundo revelam entusiasmo e expectativas para o intercâmbio na Inglaterra, onde terão todas as despesas custeadas pelo Governo do Estado. O programa contempla 100 estudantes, que participarão de curso intensivo de inglês com 30 aulas semanais, material didático, teste de nivelamento e certificado.
Entre os participantes, Aquiles França, de 16 anos, da Escola Estadual Dione Augusta, comemora a realização de um sonho: “Viajar para outro país é algo muito importante para o meu currículo”. Pedro Guilherme, de 18 anos, da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, espera praticar o idioma e mostrar a cultura mato-grossense aos estrangeiros, destacando as belezas do Pantanal e da Chapada dos Guimarães.
O estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, da Escola Estadual Albert Einstein, em Guarantã do Norte, vê a experiência como uma oportunidade de troca cultural e de levar conhecimentos para sua comunidade.
O programa cobre passagens, hospedagem, alimentação, chip de internet, transporte, emissão de documentos e seguro, somando investimentos superiores a R$ 16 milhões. Para o secretário de Educação, Alan Porto, a iniciativa transforma vidas ao formar cidadãos globais por meio da educação pública.
A data oficial do embarque será divulgada pela Secretaria de Educação nos próximos dias.