A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do São Lourenço, iniciou a mobilização para garantir a participação social na criação do Plano de Recursos Hídricos e da Proposta de Enquadramento da Bacia do Rio São Lourenço, localizada na região sul do estado. Estes instrumentos são fundamentais para assegurar o uso sustentável e racional da água.
Para facilitar o envolvimento da população, foi criado um site com informações detalhadas sobre a bacia hidrográfica, cronograma de atividades e acesso a canais de comunicação, como WhatsApp. O plano deve ser concluído até 2026, com eventos para apresentação dos estudos e coleta de sugestões.
A bacia abrange 14 municípios e inclui importantes rios, como o São Lourenço, de águas cristalinas, e o Rio Vermelho, que contribui com sedimentos, formando características semelhantes às do Pantanal na região de encontro dos dois rios.
O processo de elaboração está dividido em cinco etapas: levantamento de dados, diagnóstico, prognóstico, enquadramento e plano de ações, seguindo o modelo de outros comitês de bacias hidrográficas de Mato Grosso que já possuem seus planos aprovados ou em desenvolvimento.