A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizou nesta quarta-feira (2) a soltura de um cachorro-do-mato, também conhecido como lobete, e de um jabuti na Reserva Ecológica Cunhataí Porã, localizada no município de São José do Rio Claro. O local, com mais de três mil hectares de mata nativa preservada, tornou-se o novo lar dos animais após passarem por avaliação e tratamento.
Segundo o gerente de Fauna Silvestre da Sema, Marlon Meirelles, o lobete foi entregue voluntariamente ao órgão e, assim como o jabuti, passou por exames clínicos para atestar sua saúde antes da soltura. Ambos estavam aptos para retornar à natureza.
O proprietário da reserva, Iraceudo Luiz de Cézaro, o “Gauchinho”, comemorou a chegada dos novos moradores. “Já perdemos a conta de quantos animais recebemos da Sema. Nossa área é livre de caça e oferece abrigo seguro para a fauna”, relatou.
Desde dezembro de 2023, a Reserva Cunhataí Porã também abriga as antas Fred e Judite, resgatadas pela Sema com ferimentos graves. Judite, ferida por objeto cortante, possivelmente um facão, e Fred, com lesões infeccionadas, foram recuperadas e agora vivem de forma harmoniosa com outros animais da região. Judite, inclusive, já foi vista com um filhote.
O proprietário também revelou que serão construídos recintos na reserva para facilitar a reabilitação de animais silvestres antes da reintegração ao meio ambiente.
Ainda na quarta-feira, outra ação da Sema ocorreu nas proximidades do SESC Pantanal, onde uma jaguatirica foi capturada após ser avistada nas margens da rodovia, em situação de risco. O animal foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde será avaliado e, se necessário, tratado antes da futura soltura.