O Mato Grosso Previdência (MTPrev) ampliou a oferta de serviços digitais para seus segurados com a disponibilização de mais oito requerimentos on-line. As solicitações podem ser feitas pelo Portal de Serviços ou pelo aplicativo MT Cidadão, em qualquer local com acesso à internet.
A medida faz parte do Programa de Aceleração da Transformação Digital do Estado e foi coordenada pelo Núcleo de Gestão Estratégica para Resultados (NGER) do MTPrev. A gestora governamental Rosana Almeida destaca que a digitalização dos serviços melhora a eficiência da administração pública, reduz custos, evita retrabalho e aumenta a segurança e transparência no atendimento.
Os novos serviços que agora podem ser feitos digitalmente incluem:
Atualização Cadastral de Aposentado ou Pensionista
Comunicação de Óbito de Aposentado ou Pensionista
Certidão de Tempo de Contribuição (também para aposentados)
Inclusão de Dependentes para dedução no IR
Isenção de Imposto de Renda
Redução da Contribuição Previdenciária
Avaliação e Comprovação de Deficiência
Além disso, já estavam disponíveis serviços como agendamento de aposentadoria, pensão por morte, aposentadoria especial, averbação de tempo de serviço e outros.
Para quem preferir o atendimento presencial, o MTPrev oferece agendamento com hora marcada para seis serviços específicos, como atualização cadastral voluntária, pensão por morte e censo previdenciário.
Todas as informações detalhadas podem ser consultadas na Carta de Serviços disponível no site oficial do MTPrev e no Portal do Governo do Estado, com prazos, documentos exigidos e canais de atendimento.