Foto: Central Estadual de Transplantes
Friday, 03 de October de 2025 - 13:53:02
SES realiza oitava captação de órgãos em Mato Grosso neste ano
CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS EM MATO GROSSO CHEGA À OITAVA DE 2025

A Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou na tarde desta quinta-feira (2) a captação de um fígado no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá. O procedimento teve início às 12h18 e foi concluído às 14h56, com equipes vindas de Brasília (DF) e o suporte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e das equipes locais da CET.

Essa ação representa a oitava captação de múltiplos órgãos registrada em Mato Grosso em 2025. No ano passado, o estado realizou 13 captações de múltiplos órgãos, totalizando 22 rins, 10 fígados e 4 corações.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou a importância do ato: “A captação e o transplante de órgãos são serviços que evidenciam a grandeza do Sistema Único de Saúde (SUS). Parabenizo o nobre gesto da família que autorizou a doação mesmo em um momento de dor. Essa é uma chance de vida para alguém que precisa”.

A secretária adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, detalhou que a gestão estadual atua em parceria com as unidades captadoras para orientar tanto os profissionais quanto as famílias sobre a doação de órgãos. Segundo ela, “o Governo de Mato Grosso faz esforços contínuos para preparar e conscientizar os profissionais sobre o processo de captação, garantindo sensibilidade na abordagem das famílias. Além disso, a SES retomou o transplante de rim no estado, um avanço significativo para a população”.

A coordenadora da CET, Anita Ricarda da Silva, acrescentou que o estado investe em treinamentos específicos para os profissionais das unidades notificadoras. “Em 2024, promovemos dez turmas de capacitação nos hospitais notificadores de Mato Grosso. Neste ano, durante o Setembro Verde, realizamos diversas atividades para aumentar a conscientização sobre o transplante de órgãos”, afirmou.

Texto/Fonte: Secom MT