Foto: Alecy Alves
Wednesday, 19 de November de 2025 - 14:36:55
Sesp apresenta tecnologias e operações a 110 alunos do Projeto Luz do Amanhã
AÇÕES DE PREVENÇÃO SOCIAL

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso reuniu, nesta terça-feira (18.11), 110 adolescentes do Projeto Luz do Amanhã, vindos de Sinop e Sorriso, para uma imersão na estrutura administrativa e operacional da pasta. A atividade integra o cronograma formativo do programa, criado para aproximar jovens da atuação das instituições públicas e ampliar suas perspectivas de crescimento pessoal e profissional.

Logo na chegada ao Centro Político Administrativo, em Cuiabá, o grupo foi recebido pelo secretário coronel César Roveri. Os estudantes percorreram setores internos da Sesp e acompanharam, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), demonstrações das ferramentas de videomonitoramento utilizadas no suporte às ações policiais.

Letícia Serpa Araujo, de 12 anos, relatou surpresa com o que viu na visita, destacando que imaginava a atuação policial restrita a prisões e abordagens. Segundo ela, o contato com o sistema de câmeras e o reconhecimento facial mostrou a importância da tecnologia nas investigações e na localização de pessoas. Nicolly Maria, de 16 anos, que participa do projeto há quatro anos, afirmou que desconhecia a complexidade da infraestrutura da Segurança Pública e ressaltou o interesse crescente em seguir carreira na área, possivelmente no Direito.

Idealizado em 2008 pelo então capitão Dantas, em Feliz Natal, o Projeto Luz do Amanhã se expandiu para cidades da região norte e permanece ativo em Sinop desde 2015 e em Sorriso desde 2017. Executado dentro de unidades da Polícia Militar, conta com parcerias locais e apoio das prefeituras. O tenente-coronel Jorge Almeida, comandante do 12º Batalhão de Sorriso, explica que as escolas selecionam os alunos que mais se identificam com o propósito do projeto, cujo foco é afastar adolescentes da criminalidade por meio de formação humana, disciplina e reforço escolar.

A visita técnica, segundo o comandante, tem a função de apresentar aos jovens estruturas inexistentes nos municípios de origem, ampliando o entendimento sobre setores estratégicos, profissões e rotinas que compõem a engrenagem da Segurança Pública.

Direcionado a adolescentes de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, o projeto funciona no contraturno escolar e oferece atividades cívicas, esportivas e educacionais, além de noções de convivência comunitária e responsabilidade. Implantado em Sinop e Sorriso, mantém um curso anual de iniciação com 400 horas-aula. Após essa fase, os participantes podem continuar os estudos, ingressar em cursos profissionalizantes e, posteriormente, serem encaminhados ao mercado de trabalho como aprendizes.

Texto/Fonte: Secom MT