Foto: Reprodução
Quinta, 07 de setembro de 2023 - 08:02:29
Sete imagens para entender a importância do 7 de Setembro na história do Brasil
7 DE SETEMBRO
Sete imagens para entender a importância do 7 de Setembro na história do Brasil

Em 1822, Dom Pedro 1º declarava a independência do país de Portugal

  • 1 de 7

    Quadro "Independência do Brasil", do pintor paraibano Pedro Américo. A pintura foi encomendada pela família imperial para retratar o momento histórico de 1822. Sua inauguração ocorreu em 1888, onde foi apresentada a Dom Pedro 2º, em Florença, na Itália.

    Crédito: Museu Paulista/Agência Brasil
  • 2 de 7

    Monumento à Independência do Brasil, no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A obra foi inaugurada em 1923, sendo concebida pelo italiano Ettore Ximenes, que venceu um concurso público.

    Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil
  • 3 de 7

    Local onde ocorreu o grito de independência, nas margens do Riacho do Ipiranga, onde hoje está instalado o Museu Paulista. Dom Pedro 1º estava voltando de Santos, no litoral paulista, e passou pela região, que fica na zona sul da capital.

    Crédito: Diogo Moreira/Divulgação Governo de São Paulo
  • 4 de 7

    Popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, o edifício construído pelo engenheiro e arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi, foi inaugurado em 1893. Dois anos depois viria abrigar o museu.

    Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil
  • 5 de 7

    A Casa Do Grito, no Parque da Independência. A residência recebeu esse nome por estar retratada no quadro de Pedro Américo, mas não há nenhuma evidência de que ela já existisse em 1822. Sua primeira documentação é de 1844. Até 1920, ela era uma residência, que posteriormente foi comprada pelo poder público.

    Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil
  • 6 de 7

    Dom Pedro 1º, que governava o Brasil à época da independência, e Maria Leopoldina, sua primeira esposa, que teve papel determinante no processo político que tornou o país independente. A ocasião retratada mostra os dois visitando a Casa Dos Expostos, atualmente o orfanato Romão Duarte no Flamengo (RJ).

    Crédito: Julien Palliere/Agência Brasil
  • 7 de 7

    Túmulo da imperatriz Maria Leopoldina na Cripta Imperial, localizada no Parque da Independência, Ipiranga.

    Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil
  •  

Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro 1º declarava, às margens do Ipiranga, a independência do Brasil de Portugal.

Dom Pedro 1º – que assumiu o comando do país como “príncipe regente”, quando seu pai, o rei João 6º, retornou à Europa – conduziu o território brasileiro à independência em um momento no qual o Brasil já abrigava os protagonistas do eixo político de sua metrópole, Portugal.

Em 1808, a família real portuguesa desembarcou, como quem chega de mudança ao Brasil, para escapar da iminente invasão do líder militar francês Napoleão Bonaparte em Portugal.

O povo português enfrentou fome e sofrimento ao longo dos 13 anos que o rei ficou por aqui. As revoltas frequentes exigiram o retorno de João 6º ao país.

As elites em solo brasileiro já se encontravam insatisfeitas com as exigências e restrições impostas pela metrópole Portugal. Junta-se a isso as revoluções liberais que aconteciam na Europa e a independência conquistada pelos Estados Unidos.

Antes de voltar a Portugal, o rei disse ao seu filho, Dom Pedro 1º: “Pedro, se o Brasil se separar, antes seja para ti, que me hás de respeitar, que para algum desses aventureiros”.

Desta maneira, tendo consigo o apoio de sua primeira esposa, Maria Leopoldina, e de importantes figuras políticas da elite daquela época, como José Bonifácio, presidente da Junta Governativa de São Paulo, o futuro imperador oficializa a independência do Brasil em relação a Portugal.

“Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil. Brasileiros, a nossa divisa de hoje em diante será ‘Independência ou Morte!’ Estamos separados de Portugal!”, declarou Dom Pedro naquele 7 de setembro.

Mais de 200 anos após o grito da Independência, confira imagens que marcam a Independência do Brasil.

Texto/Fonte: Douglas PortoRenata SouzaFernanda Pinottida CNN em São Paulo