O programa estadual Vigia Mais MT contribuiu, nesta semana, para a prisão de dois homens com mandados judiciais em aberto, em ações distintas na capital mato-grossense. A tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas veiculares foi essencial para o êxito das operações, que somam quatro detenções realizadas com apoio do sistema apenas nos últimos cinco dias.
Na quinta-feira (17), a primeira ocorrência foi registrada no centro de Cuiabá, quando as câmeras de reconhecimento facial identificaram um homem procurado pela Justiça. Após confirmação de um mandado expedido pela Segunda Vara de Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em julho de 2021, por inadimplência de pensão alimentícia, a central de videomonitoramento repassou as informações em tempo real ao 1º Batalhão da Polícia Militar. A abordagem foi feita com sucesso e o suspeito encaminhado à Polícia Judiciária Civil.
Já na quarta-feira (16), um carro com restrição judicial foi detectado pelo sistema de Leitura Automática de Placas (LPR), nas proximidades da Ponte Nova. O veículo pertencia a um homem com mandado de prisão expedido em fevereiro deste ano pela Primeira Vara Criminal do TJMT, por infrações aos artigos 125 e 127 do Código Penal. Com apoio da Força Tática, policiais do 10º Batalhão realizaram a interceptação e levaram o suspeito à delegacia.
Criado pelo Governo de Mato Grosso, o Vigia Mais MT já está presente em 128 municípios, com mais de 13,6 mil câmeras integradas ao sistema. A iniciativa envolve ainda 89 associações e sindicatos, mais de 370 escolas estaduais, cinco secretarias e uma autarquia estadual, fortalecendo a segurança pública por meio do videomonitoramento inteligente.