as
Reproduzir vídeo
Reproduzir
--:--/--:--
Silenciar som
Tela cheia
Vaca mais valiosa do mundo tem rotina de beleza
Óleo de girassol nas orelhas, 'quarto' privativo, segurança 24 horas e banhos diários com xampu hipoalergênico. Essa é a rotina de beleza da vaca mais cara do mundo: a Viatina-19 FIV Mara Móveis, avaliada em quase R$ 21 milhões.
Com tantos mimos, ela também coleciona elogios. "É uma vaca muito bonita e feminina. Até quem não entende diz 'nossa, que vaca linda'. A gente tem muito amor'", conta Lorrany Martins Pereira de Morais, uma das criadoras do animal, na Agropecuária Napemo, em Minas Gerais.
"Ela é encantadora. Conquista a gente todos os dias pela sua docilidade", acrescenta o médico veterinário da Viatina, Cleiton Acelves Borges.
Mas não é só a beleza que faz da Viatina tão especial. "Ela é um banco genético único, com grande capacidade de produção de carnes nobres. O volume de carcaça dela é impressionante", destaca Borges.
Seu valor está em seus óvulos – conhecidos como oócitos pelo setor –, que são coletados para procedimentos de fertilização in vitro (em laboratório) que geram embriões para serem implantados em outras vacas.
Todo esse valor faz a Viatina receber um tratamento de rainha no dia a dia. Veja a seguir.