Foto: MTUOL
Quinta, 21 de março de 2024 - 16:42:31
Sorriso: Golpe Virtual Falso Intermediário Engana Vítimas em Venda de Celular
Golpe Virtual Falso Intermediário Engana Vítimas em Venda de Celular
Engana Vítimas em Venda de Celular

Em um episódio alarmante que reforça a necessidade de cautela nas transações pela internet, duas vítimas foram enganadas por um golpista que se passava por intermediário na venda de um aparelho celular. O incidente, que culminou em um prejuízo financeiro e emocional, ocorreu após uma das vítimas, Renan, anunciar a venda de um iPhone XR, branco, por R$ 1.200,00, na rede social Facebook, no dia 19 de março.

Poucas horas após a publicação do anúncio, um indivíduo, apresentando-se sob os nomes “Eduardo e Ana”, entrou em contato com Renan via WhatsApp, demonstrando interesse no aparelho. O suspeito alegou que precisava do celular para ressarcir um terceiro, cujo filho teria danificado o celular de um amigo, criando assim uma narrativa convincente de urgência e necessidade.

Paralelamente, uma segunda vítima, Gean, se interessou pelo mesmo aparelho, encontrando um anúncio com as mesmas fotos, mas por um valor inferior, de R$ 800,00, postado pelo mesmo golpista. Ao entrar em contato, foi informado de uma história conflitante, na qual o suspeito afirmava estar vendendo o celular a um preço reduzido para quitar uma dívida.

O golpe se concretizou quando Gean e Renan se encontraram para a suposta venda do aparelho. Gean, convencido pela história fabricada pelo golpista, realizou uma transferência via Pix para uma conta indicada pelo suspeito, acreditando estar finalizando a compra. Foi apenas após a transação que ambos perceberam terem sido vítimas de um elaborado golpe de falso intermediário.

As vítimas compareceram à delegacia de polícia, relatando o ocorrido e fornecendo detalhes que podem ser cruciais para a investigação, incluindo o número de telefone utilizado pelo golpista e dados bancários associados à transferência. Este incidente serve como um lembrete sombrio dos perigos que espreitam nas transações online, destacando a importância da verificação e cautela em vendas pela internet.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL