Foto: Redação com Decom
Sexta, 22 de março de 2024 - 15:51:51
Sorriso Implementa Círculos de Construção de Paz nas Escolas para Cultivar Ambientes Harmoniosos
Sorriso Implementa Círculos de Construção de Paz nas Escolas
Para Cultivar Ambientes Harmoniosos

Em uma iniciativa pioneira que busca semear a paz e o entendimento nas escolas, a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação, está adotando os Círculos de Construção de Paz, uma metodologia inovadora de resolução de conflitos que envolve alunos, professores e a comunidade escolar. Este programa é realizado em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Sorriso (Cejusc), sob a égide da Justiça Restaurativa do Poder Judiciário de Mato Grosso.

A rede municipal de ensino já conta com seis facilitadoras dedicadas, professoras treinadas especificamente para liderar esses círculos, impactando diretamente cerca de 5 mil alunos dos 4º, 5º e 6º anos, em reuniões bimestrais. Os círculos de paz, que tiveram início em 2024 nas escolas Papa João Paulo II e São Domingos, visam se estender a todas as unidades educacionais ao longo do ano.

Lúcia Drechsler, Secretária de Educação, enfatiza a importância desta abordagem: “Os círculos de construção de paz cultivam ambientes de aprendizagem pautados no respeito mútuo e na compreensão. Através de dinâmicas que promovem o diálogo, a empatia e o respeito, visamos melhorar não apenas o clima nas salas de aula, mas também fomentar uma aprendizagem significativa entre os alunos”.

Esta estratégia se insere no contexto de enfrentamento a desafios como bullying, agressões e preconceitos, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor nas escolas. A estimativa é de que o programa beneficie aproximadamente 18 mil alunos matriculados no município, refletindo positivamente não só no ambiente escolar mas também no familiar.

Iniciado em 2023, com a promulgação da Lei n.º 3.366/2023, o programa agora faz parte do calendário oficial de ações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Para o ano de 2024, estão planejados cerca de 1800 círculos de paz, visando consolidar esta política pública e promover uma cultura de paz que beneficiará um número ainda maior de estudantes.

Dr. Anderson Candiotto, juiz coordenador do CEJUSC, destaca o impacto positivo dessa iniciativa: “Com os círculos de construção de paz, Sorriso avança na construção de uma sociedade mais forte e coesa. Este programa, apoiado pelo Poder Judiciário, visa cultivar valores como solidariedade, compreensão e cooperação, contribuindo significativamente para um ambiente escolar mais civilizado e seguro. Parabenizamos a administração municipal por este importante passo em nossa comarca”.

O programa representa um marco significativo na busca por um ambiente educacional mais pacífico e inclusivo, prometendo transformar a maneira como conflitos são resolvidos dentro e fora das salas de aula.

Texto/Fonte: Fonte: Helen Oliveira/ MTUOL com informações da Redação com Decom