A Stellantis anunciou nesta terça-feira (22) um recall para os modelos Peugeot 208 e Peugeot 2008, fabricados nas linhas 2024 e 2025, devido a uma falha na fixação da bomba de alta pressão que pode provocar vazamento de óleo ou combustível, com risco de incêndio. O grupo alerta para a possibilidade de acidentes com danos materiais, ferimentos graves e até mortes, caso o vazamento entre em contato com partes do motor submetidas a alta temperatura.
A convocação abrange os seguintes intervalos de chassi:
Peugeot 208: de SG513775 a SG571599
Peugeot 2008: de SG502437 a SG569379
Os proprietários devem agendar o serviço em uma concessionária da marca. O reparo leva cerca de duas horas e, como determina a legislação, será feito gratuitamente, incluindo a mão de obra.
A medida integra um conjunto de campanhas realizadas pela Stellantis em 2025. Até o momento, a montadora já acumula 22 programas de recall no Brasil neste ano, incluindo modelos de diferentes marcas do grupo como Fiat, RAM, Citroën e Jeep.
Entre os mais recentes, destaca-se o recall dos Fiat Pulse, Argo e Fastback (ano-modelo 2025) por falhas no sistema de cintos de segurança. Os intervalos de chassis envolvidos são:
Fiat Pulse: SYS83102 a SYS87157
Fiat Argo: SYP15051 a SYP24099
Fiat Fastback: SYC14283 a SYC20695
Outro chamado da Fiat envolveu os modelos Pulse, Nova Strada e Fastback, ano-modelo 2025 e 2026, por risco de obstrução no coletor de admissão. Nestes casos, a falha pode causar evaporação irregular de gases, desrespeitando normas técnicas e aumentando o risco de falhas mecânicas.
A picape Fiat Titano também passou por recall, devido ao atrito de chicotes no motor e na soleira, que pode gerar desde perda de potência até acionamento acidental do airbag. A RAM, por sua vez, convocou o modelo 1500 Laramie (2025) após detectar falha nos rolamentos das rodas dianteiras, o que pode comprometer o controle de estabilidade (ESC) e aumentar o risco de colisões.
A Citroën completa a lista com os modelos C3, C3 Aircross e Basalt. Todos equipados com motor T3, os veículos apresentaram desalinhamento entre a turbina e o conversor catalítico, possibilitando vazamento de gases para o interior da cabine.
Com isso, a Stellantis acumula os seguintes programas de recall no país em 2025:
Peugeot: 4 campanhas
Fiat: 4 campanhas
Citroën: 2 campanhas
Jeep: 3 campanhas
RAM: 3 campanhas
O grupo orienta os proprietários a consultarem os sites oficiais das marcas ou contatarem a central de atendimento para verificação do número do chassi e agendamento dos reparos.