Foto: TV Justiça
Tuesday, 29 de April de 2025 - 09:55:04
Supremo decide por 6 a 4 manter Fernando Collor preso por corrupção e lavagem de dinheiro
STF MANTÉM PRISÃO DE COLLOR

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (28), por 6 votos a 4, manter a prisão do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello. A detenção havia sido determinada pelo ministro Alexandre de Moraes na última quinta-feira (24), após rejeição de recursos considerados protelatórios.

Votaram a favor da manutenção da prisão os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia e Dias Toffoli. Pela soltura, votaram André Mendonça, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Nunes Marques. O ministro Cristiano Zanin se declarou impedido por já ter atuado em processos da Lava Jato.

Collor foi condenado pelo STF a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em decorrência de um desdobramento da Operação Lava Jato. Segundo a Corte, ele e aliados receberam cerca de R$ 20 milhões em propinas entre 2010 e 2014, em contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

A defesa de Collor apresentou laudos médicos que apontam que o ex-presidente, de 75 anos, sofre de doença de Parkinson, apneia do sono grave e transtorno bipolar, e pede que ele cumpra a pena em prisão domiciliar. O pedido aguarda parecer da Procuradoria-Geral da República.

Collor foi preso na sexta-feira (25), no Aeroporto de Maceió, e afirmou em audiência de custódia que pretendia se entregar em Brasília. A Corte pode analisar futuramente o pedido de prisão domiciliar, diante do quadro de saúde apresentado pela defesa.

Texto/Fonte: G1