Apesar da redução dos focos de queimadas em Mato Grosso, as recentes mudanças no clima trouxeram problemas significativos para a rede de distribuição de energia no estado. Entre sábado e domingo, a concessionária Energisa relatou a queda de cerca de 100 postes, especialmente nas áreas entre Sapezal e Brasnorte, localizadas a 510 e 588 quilômetros de Cuiabá, respectivamente.
Segundo Edvaldo Araujo, coordenador de operações da Energisa, as rajadas de vento que excederam 60 km/h e as condições adversas em regiões descampadas contribuíram para o problema. “As estruturas da nossa rede elétrica são feitas com materiais resistentes, como ferro e concreto, para suportar condições difíceis. No entanto, essas condições foram extremas. Quando a chuva atinge áreas abertas, o vento tem menos resistência, o que aumenta a pressão sobre as redes de energia”, explicou Araujo.
A Energisa orienta os moradores a tomar precauções de segurança. “É crucial que as pessoas mantenham uma distância segura de postes e fios caídos e acionem imediatamente a empresa. Mantenham um raio de pelo menos dez metros de segurança ao redor de fios caídos, pois a água pode conduzir eletricidade e provocar choques ou acidentes graves”, acrescentou Araujo.
Além dos danos à rede elétrica, o temporal também causou estragos em armazéns em Brasnorte. Não houve registros de feridos.