O Aeroporto João Batista Figueiredo, em Sinop, alcançou em maio o maior volume de passageiros já registrado em sua história, com 38.022 embarques e desembarques, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos. O número supera o recorde anterior, de janeiro deste ano, quando o terminal registrou 37.721 viajantes.
Com esse desempenho, o aeroporto soma 180,2 mil passageiros nos cinco primeiros meses de 2025, uma alta de 10,62% em relação ao mesmo período do ano passado. A média mensal de movimentação chegou a pouco mais de 36 mil pessoas.
O relatório também revela aumento no volume de voos. Foram 1.410 operações de pousos e decolagens entre janeiro e maio, número 9,3% superior ao registrado no mesmo intervalo de 2024. Em maio, foram 280 voos, atrás apenas de março, com 300.
Atualmente, o terminal conta com voos regulares operados por três companhias aéreas, ligando Sinop a Guarulhos, Campinas, Cuiabá e Brasília. Além das rotas regulares, a ANAC inclui na contagem os voos não regulares, como fretamentos e serviços de táxi aéreo.
O Aeroporto João Batista Figueiredo é o segundo mais movimentado de Mato Grosso, ficando atrás apenas do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.