Um terremoto de magnitude 7,5 sacudiu a região de Magallanes, no extremo sul do Chile, na manhã desta sexta-feira (2), levando as autoridades a emitirem — e posteriormente suspenderem — um alerta de tsunami. O tremor ocorreu no mar, a cerca de 218 km ao sul de Puerto Williams, com profundidade de 10 km, na passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica.
Após o abalo, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) ordenou a evacuação preventiva das áreas costeiras da região e também da praia no território antártico chileno. Na Argentina, autoridades de Tierra del Fuego evacuaram Puerto Almanza, próximo à fronteira com o Chile, como medida de precaução.
O alerta foi suspenso horas depois, quando as autoridades avaliaram que o risco de tsunami havia passado. Segundo o diretor da agência de desastres em Magallanes, Juan Carlos Andrade, as atividades foram retomadas, com exceção das operações econômicas nas áreas costeiras.
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (SHOA) e a NOAA dos EUA haviam estimado que ondas de até 3 metros poderiam atingir o sul do Chile e a Antártida. Vídeos nas redes sociais mostraram a evacuação das áreas afetadas, realizada de forma tranquila, com sirenes soando ao fundo.