Foto: REUTERS/Rami Shlush
Terça, 17 de junho de 2025 - 15:59:13
Trump afirma saber paradeiro de Khamenei e diz que líder do Irã é “alvo fácil”, mas nega ataque por ora
ESCALADA DE TENSÃO ENTRE EUA, IRÃ E ISRAEL

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (17) em sua rede Truth Social que sabe onde está escondido o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, a quem chamou de “alvo fácil”. Apesar disso, garantiu que, “pelo menos por enquanto”, os EUA não pretendem matá-lo.

A declaração ocorre em meio ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, que entra em seu quinto dia. Segundo balanços oficiais, 248 pessoas morreram nos dois países desde a última sexta-feira (13). Trump também criticou o Irã por rejeitar acordos para conter seu programa nuclear e afirmou que “a paciência está encolhendo”, sugerindo que Teerã deveria ser evacuada.

Na madrugada desta terça, explosões foram registradas em Teerã e em Natanz — onde se situam instalações nucleares estratégicas. Em Tel Aviv, mísseis lançados pelo Irã provocaram novas explosões, conforme relataram autoridades israelenses.

O governo iraniano afirma que 224 civis morreram em ataques israelenses. Já Israel contabiliza 24 mortos e mais de 3 mil desabrigados em decorrência dos bombardeios iranianos.

Trump antecipou sua saída da cúpula do G7 no Canadá e retornou a Washington, onde se reunirá com o Conselho de Segurança Nacional. Fontes iranianas disseram à agência Reuters que o Irã estaria disposto a negociar com mais flexibilidade em torno de um novo acordo nuclear, desde que Israel cesse os ataques.

Enquanto isso, os Estados Unidos reforçam sua presença militar no Oriente Médio. O Pentágono afirmou que a prioridade é proteger os interesses americanos, enquanto a Casa Branca negou qualquer operação ofensiva em andamento contra o Irã.

Texto/Fonte: G1