Foto: REUTERS/Jonathan Ernst
Segunda, 05 de dezembro de 2022 - 10:21:28
Trump pede o fim da Constituição e anulação das eleições de 2020
EUA
Postagem foi feita após a divulgação de e-mails internos do Twitter mostrando deliberação em 2020 sobre uma história do New York Post sobre material encontrado no laptop de Hunter Biden

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump pediu a rescisão da Constituição para anular a eleição de 2020 e restabelecê-lo no poder, em uma continuação de seu negacionismo eleitoral e da promoção de teorias de conspiração marginais.

“Você joga fora os resultados das eleições presidenciais de 2020 e declara o vencedor por direito, ou você tem uma nova eleição? Uma fraude massiva deste tipo e magnitude permite a extinção de todas as regras, regulamentos e artigos, mesmo os que constam da Constituição”, escreveu Trump em post na rede social Truth Social e acusou a “Big Tech” de trabalhar em estreita colaboração com democratas.

“Nossos grandes ‘fundadores’ não queriam, e não tolerariam, eleições falsas e fraudulentas!”.

A postagem de Trump veio após a divulgação de e-mails internos do Twitter mostrando deliberação em 2020 sobre uma história do New York Post sobre material encontrado no laptop de Hunter Biden.

O porta-voz da Casa Branca, Andrew Bates, disse no sábado que os comentários de Trump são “um anátema para a alma de nossa nação e devem ser condenados universalmente”.

“Você não pode apenas amar a América quando vence”, disse Bates em um comunicado.

“A Constituição americana é um documento sacrossanto que, por mais de 200 anos, garante que a liberdade e o estado de direito prevaleçam em nosso grande país. A Constituição une o povo americano – independentemente do partido – e os líderes eleitos juram defendê-la. É o último monumento a todos os americanos que deram suas vidas para derrotar déspotas egoístas que abusaram de seu poder e pisotearam os direitos fundamentais”, acrescentou.

A deputada republicana Liz Cheney, de Wyoming, uma crítica franca de Trump, denunciou a declaração do ex-presidente.

Cheney, que atua como vice-presidente do comitê seleto da Câmara que investiga o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos, tuítou que a declaração de Trump “era sua opinião em 6/1 e continua sendo sua opinião hoje”.

Texto/Fonte: CNN