Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV
Terça, 25 de janeiro de 2022 - 16:52:30
TV BRASILEIRA mostra a ação de guerrilheiros na fronteira do Brasil como o Paraguai
FRONTEIRA
No programa desta quinta (27), a equipe teve acesso a imagens inéditas do Exército do Povo Paraguaio, que impõe o terror na região

Na próxima quinta-feira (27), o Repórter Record Investigação mostra a fronteira do Brasil com o Paraguai, considerada um dos corredores de drogas mais disputados por traficantes.
Por lá, o Exército do Povo Paraguaio, o EPP, como é conhecido na região, impõe o terror e comete extorsões, sequestros e assassinatos.

A equipe percorreu as áreas onde atuam os guerrilheiros, no meio da selva do país vizinho, entrevistou vítimas e teve acesso a imagens inéditas da organização. A reportagem exclusiva é de Daniel Motta, Larissa Werren e Michel Mendes.

Cristhofer é chamado de brasiguaio, brasileiro estabelecido há quase 20 anos no Paraguai. Gerencia uma grande propriedade. Desde quando chegou ao país, ele ouve falar do grupo. E escapou de um atentado em 2015.

"Para eles, nós brasileiros somos invasores, eles querem que a gente saia daqui. No dia que eu vi os guerrilheiros, eu tava indo pra casa. Ia passar numa balsa. Eles já chegaram atirando, foram 62 tiros. Eram oito, vários menores com fuzil", descreve Cristhofer. Ele e um funcionário da fazenda se jogaram na água para sobreviver.

Você vai ver também a história da família por trás do EPP. Vídeos e documentos exclusivos revelam como os guerrilheiros criam os filhos para, no futuro, fazer parte do grupo. Um dos mais impactantes é o vídeo em que o líder coloca o próprio filho em uma caixa para atravessar um rio. Do outro lado, outros integrantes pegam a criança e desaparecem na mata. O menino foi criado pelos avós na Argentina.

 

O Exército do Povo Paraguaio surgiu em 2008 como braço armado do Partido Pátria Livre. A pretensão era expulsar estrangeiros do país para promover a reforma agrária. Mas não foi isso que aconteceu. Durante 14 anos de operações, o grupo realizou pelo menos 16 grandes sequestros que renderam quase 17 milhões de reais.

Enquanto a nossa equipe estava no Paraguai, o EPP sequestrou mais um agricultor. O valor do resgate: dois milhões e setecentos mil reais.

"Nós cumprimos o pedido do EPP para libertar meu filho", diz David Reimer, pai do jovem sequestrado.

E mais: como a morte de duas meninas - integrantes da guerrilha - por militares desencadeou uma crise diplomática ainda não resolvida entre Paraguai e Argentina. Foi mais um capítulo de uma guerra que já fez muitas vítimas.

Você não pode perder o Repórter Record Investigação desta quinta-feira (27), às 22h30, logo depois da novela A Bíblia.

Texto/Fonte: R7 Notícias