A Universidade de São Paulo (USP) deixou a primeira posição no QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe, divulgado nesta quarta-feira (1º), e agora ocupa o 2º lugar. A liderança passou para a Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC), que aparece pela primeira vez no topo do levantamento.
O Brasil, no entanto, segue como o país com maior presença na lista: são 130 instituições classificadas, 34 a mais do que em 2025 e quase o dobro das universidades ranqueadas no México e na Colômbia, que registraram 67 cada. A USP também manteve destaque regional em produção científica e colaboração internacional.
De acordo com Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS, “as universidades brasileiras dominam o ranking, com várias instituições constantemente entre as melhores. O desempenho excepcional em impacto e produtividade em pesquisa reforça a força acadêmica do país e seu papel de liderança no futuro do ensino superior na região”.
O novo Top 10 inclui quatro universidades brasileiras. Além da USP, a Unicamp aparece em 3º, a UFRJ em 5º, e a Unesp divide a 6ª colocação com a Universidade do Chile. O México tem duas representantes — Tecnológico de Monterrey (4º) e UNAM (9º) —, a Colômbia figura com a Universidade dos Andes (8º), e a Argentina com a Universidade de Buenos Aires (10º).
???? O ranking mostra também uma queda nas notas médias de várias instituições brasileiras em alguns critérios avaliados globalmente, apesar da expansão do número de universidades do país entre as melhores da região.