O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (7/2), que o Brasil agora integra o Global Entry, programa do governo americano que facilita o processo de entrada de viajantes nos Estados Unidos, os quais não terão mais a necessidade de passar pelas filas de imigração.
Os interessados já podem fazer a inscrição pela plataforma do programa, disponível no link.
No site, os viajantes obterão o valor não reembolsável para pagamento da taxa de inscrição de US$ 100 (R$ 525, na cotação atual). Depois, poderão marcar a entrevista presencial, requisito obrigatório para entrar no país.
Em seguida da aprovação, é possível concluir o trâmite de ingresso nos EUA em aeroportos selecionados, de maneira desburocratizada, por meio de quiosques automáticos, com menor fila.
Vale destacar que o Global Entry não põe fim à exigência de visto. O site do Departamento de Segurança Nacional americano ressalta que o programa é voltado para “passageiros pré-aprovados e de baixo risco”.
Depois que todas os dados solicitados forem preenchidos, eles serão avaliados. Caso a solicitação seja aprovada, o viajante será convidado para uma entrevista, que será presencial. Pelo site do Global Entry, é possível escolher o melhor endereço.
Os documentos necessários são um passaporte válido e um documento de identificação, como carteira de motorista ou identidade.