Foto: Reprodução
Thursday, 07 de August de 2025 - 16:07:39
Vídeo em que Trump diz "força, Bolsonaro" foi manipulado com inteligência artificial
VÍDEO FALSO COM TRUMP É CRIADO POR IA

Um vídeo que circula nas redes sociais, atribuindo ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma mensagem de apoio a Jair Bolsonaro, é falso. A gravação foi manipulada com uso de inteligência artificial, segundo apuração do projeto Fato ou Fake.

O conteúdo, publicado originalmente no TikTok na quarta-feira (6), apresenta imagens de uma entrevista real de Trump, mas com um áudio fabricado. Na fala adulterada, ele diria, em inglês: “Força, Bolsonaro. E, ao grande povo do Brasil, nunca desista. Vocês são lutadores, defensores da liberdade, da fé e da família. Os Estados Unidos estão com vocês. Continuem firmes e orgulhosos. O mundo está assistindo”.

A fala, no entanto, não consta na transcrição oficial da entrevista dada por Trump em 3 de agosto de 2025, no aeroporto de Allentown, na Pensilvânia. Na ocasião, o presidente dos EUA comentou sobre submarinos nucleares posicionados próximos à Rússia e celebrou a filiação da atriz Sydney Sweeney ao Partido Republicano.

A farsa viralizou dois dias após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretar prisão domiciliar para Bolsonaro. A decisão judicial também proibiu visitas ao ex-presidente e ordenou a apreensão de seu celular. Moraes justificou a medida afirmando que Bolsonaro usou redes sociais de aliados para divulgar mensagens contra o STF e em defesa de uma intervenção estrangeira no Judiciário. Entre os conteúdos mencionados, está um post da conta do senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente.

Para verificar a autenticidade do vídeo, a equipe do Fato ou Fake utilizou a ferramenta Hive Moderation, especializada na detecção de conteúdo criado com IA. O resultado apontou 99,1% de probabilidade de o vídeo ter sido gerado artificialmente.

O episódio ocorre no contexto de manifestações pró-Bolsonaro realizadas no domingo (3), em diversas cidades do país. Os atos pediram anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro e atacaram tanto o presidente Lula (PT) quanto Alexandre de Moraes. Em um dos protestos, no Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro chegou a colocar o pai no viva-voz para uma breve fala ao público, depois divulgada em vídeo.

Apesar da repercussão, a defesa de Bolsonaro sustenta que ele não descumpriu nenhuma ordem judicial.

O vídeo enganoso também foi publicado após o governo Trump, em nota oficial, criticar duramente Moraes, acusando-o de violar direitos humanos. Entretanto, não há qualquer evidência de que Trump tenha gravado a mensagem exibida no vídeo.

Texto/Fonte: G1