A Votorantim Cimentos vai investir R$ 330 milhões na ampliação e modernização de suas operações em Mato Grosso. O anúncio foi feito durante reunião com o governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (5), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. O encontro contou com a presença de diretores da companhia, membros do governo estadual e representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
Com atuação no setor de materiais de construção e soluções sustentáveis, a empresa pretende fortalecer suas unidades em Cuiabá e Nobres. Segundo a Votorantim, as obras terão início ainda este ano e devem ser concluídas até 2026. A expectativa é de gerar mais de 150 novos postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos, somando-se aos 700 já existentes nas duas unidades do estado.
Durante a reunião, o governador destacou que o ambiente favorável aos negócios em Mato Grosso tem atraído novos investimentos. “Reduzimos impostos, cortamos burocracias e demos isonomia aos incentivos fiscais, garantindo segurança jurídica. Com as obras de infraestrutura nas regiões, melhoramos a logística e tornamos o estado um exemplo de Brasil que funciona”, afirmou Mauro Mendes.
Na unidade de Nobres, a Votorantim implantará uma nova moagem de cimento, elevando a produção anual de 750 mil para 1,2 milhão de toneladas. Também está prevista uma ampliação de mais de 20% na capacidade de produção de calcário agrícola, que saltará de 740 mil para 900 mil toneladas por ano. O pacote de melhorias inclui ainda um novo galpão de armazenamento e avanços na logística da planta.
Já em Cuiabá, os recursos serão direcionados à modernização da unidade e à instalação de uma planta para trituração de pneus inservíveis. A operação será realizada pela Verdera, divisão da empresa especializada em gestão de resíduos. Os pneus triturados serão 100% reaproveitados no coprocessamento de cimento, em uma alternativa ambientalmente segura e sustentável, que evita o descarte inadequado em aterros ou na natureza.
O CEO global da Votorantim Cimentos, Osvaldo Ayres Filho, afirmou que o investimento reforça a parceria com Mato Grosso. “Vamos ampliar nossa capacidade de produção e armazenamento, melhorar a eficiência logística e reduzir emissões de CO₂. Isso contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do estado e da região”, declarou.
Edgar Teodoro Borges, vice-presidente da Fiemt, avaliou o anúncio como reflexo da força da indústria local. “É resultado de um trabalho conjunto entre o setor privado, o governo e a federação. A atuação do governador tem sido fundamental para garantir um ambiente competitivo e seguro para os negócios”, pontuou.
Além do governador e do CEO da empresa, participaram da reunião o vice-governador Otaviano Pivetta; os secretários estaduais César Miranda (Desenvolvimento Econômico), Rogério Gallo (Fazenda) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente); e representantes da Votorantim e da Fiemt, como o diretor de Finanças Eduardo Almeida, a gerente tributária Cássia Fratin, o gerente jurídico Fernando Ferreira e o gerente de comunicação Geraldo Magella.