O WhatsApp anunciou que passará a exibir anúncios na aba “Atualizações” e permitirá que canais ofereçam conteúdos exclusivos mediante assinatura. A medida começa a ser implantada a partir desta segunda-feira (16) e marca uma nova estratégia da Meta para monetizar a plataforma, que conta com 3 bilhões de usuários no mundo, dos quais 1,5 bilhão acessa a aba “Atualizações” diariamente.
Segundo o chefe global do WhatsApp, Will Cathcart, as mensagens privadas continuarão protegidas por criptografia e não serão utilizadas para direcionamento de publicidade. A propaganda será exibida entre postagens de Status de contatos e baseada no uso da aba “Atualizações”, sem acesso ao conteúdo das conversas ou lista de contatos.
A segmentação de anúncios também poderá considerar canais seguidos pelo usuário, além de dados técnicos como o tipo de celular, conexão à internet e localização geral. Quem utiliza a Central de Contas da Meta — que integra perfis do Facebook, Instagram e WhatsApp — poderá ter seus dados cruzados para personalização da propaganda.
Além disso, o WhatsApp começará a testar o recurso de conteúdo pago em canais com um grupo limitado de administradores, que poderão definir preços por assinaturas. O pagamento será feito por meio das lojas da Apple e Google, que cobram taxa por transações.
Cathcart afirma que a proposta é oferecer ferramentas para que administradores possam transformar canais em fontes de renda, mantendo o respeito às políticas da plataforma. O executivo garantiu que o WhatsApp adotará medidas rigorosas para impedir o uso indevido do sistema, como a disseminação de conteúdo ilegal.
A introdução dos anúncios e das assinaturas marca uma virada significativa no modelo de negócios do WhatsApp, que até então não exibia publicidade e sempre priorizou a comunicação privada entre usuários.