Foto: AP
Friday, 16 de May de 2025 - 16:59:51
World Press Photo suspende crédito da imagem da 'menina do napalm' a Nick Ut
FOTO HISTÓRICA DA GUERRA DO VIETNÃ É REAVALIADA

A organização World Press Photo anunciou nesta sexta-feira (16) que suspendeu, com efeito imediato, a atribuição da foto “The Terror of War”, conhecida mundialmente como a imagem da menina do napalm, ao fotógrafo Nick Ut, da agência Associated Press (AP). A decisão vem após dúvidas sobre a verdadeira autoria da imagem, levantadas pelo documentário The Stringer, exibido em janeiro no Festival de Sundance.

O filme atribui a autoria a Thanh Nghe, um colaborador vietnamita externo à AP. A foto foi tirada em 8 de junho de 1972, em Trang Bang, Vietnã, e mostra a menina Phan Thi Kim Phuc correndo nua e queimada após um ataque de napalm — imagem que se tornou símbolo do horror da Guerra do Vietnã.

Com base no documentário, a World Press Photo realizou uma investigação entre janeiro e maio, concluindo que dois outros fotógrafos vietnamitas, incluindo Thanh Nghe, podem ter estado em melhor posição física e técnica para capturar a imagem do que Ut. A organização decidiu, então, suspender oficialmente a autoria até nova definição.

A Associated Press também conduziu sua própria investigação, que durou quase um ano, incluindo reconstrução em 3D do local, análise de negativos e entrevistas. A agência concluiu que é possível que Nick Ut tenha feito a foto, mas não há como provar isso de forma conclusiva, tampouco há provas de que outro fotógrafo tenha tirado a imagem. A AP afirma que seguirá atribuindo a imagem a Ut por ausência de evidências definitivas em contrário.

Nick Ut, por sua vez, reafirmou a autoria da imagem em postagem feita em fevereiro. Ele recebeu com ela o Prêmio Pulitzer de 1973 e o título de Foto do Ano da World Press Photo no mesmo ano.

Mais de 50 anos depois, a controvérsia reacende o debate sobre crédito fotográfico, colaboração local e memória histórica no jornalismo de guerra.

Texto/Fonte: G1