Foto: REPRODUÇÃO/ INTERNET
Quarta, 25 de janeiro de 2023 - 10:09:12
Yanomamis em estado de desnutrição são brasileiros
CASO YANOMAMIS
Após a repercussão do grave estado de desnutrição e desassistência médica que vivem os yanomamis, denunciado pelo site Sumaúma, publicações nas redes sociais tentam dissociar do governo Bolsonaro as imagens da tragédia.

Após a repercussão do grave estado de desnutrição e desassistência médica que vivem os yanomamis, denunciado pelo site Sumaúma, publicações nas redes sociais tentam dissociar do governo Bolsonaro as imagens da tragédia. Para isso, disseminam a mentira de que os indígenas nas imagens são venezuelanos e não brasileiros, o que não é verdade. A notícia falsa é atribuída ao bolsonarista Oswaldo Eustáquio, investigado no inquérito das fake news e das milícias digitais. Eustáquio teve a prisão decretada em dezembro por determinação do STF.

Procurada, a Polícia Federal disse que "não se manifesta sobre eventuais investigações em andamento nem divulga nomes de presos ou investigados" e não confirmou se Eustáquio é considerado foragido. O blogueiro também não está custodiado no sistema prisional do Distrito Federal. O Ministério da Justiça se limitou a responder o mesmo que a PF. Já o STF disse que não passa informações sobre processos sigilosos. Desinformações espalhadas por Eustáquio já foram desmentidas pelo Projeto Comprova (aqui) e pelo UOL Confere (aqui e aqui). Segundo dados da reportagem do site Sumaúma, 570 crianças yanomamis com menos de 5 anos de idade morreram por causas evitáveis durante o governo de Jair.

 

Texto/Fonte: Isabela Aleixo Do UOL, em São Paulo